sábado, 24 de abril de 2010

O JEITO PSICÓLOGO DE SER...

extraido do perfil de Adri. Fontella no Orkut.
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=1913901152125602256&mt=11

Psicólogo não adoece, somatiza;
Psicólogo não transa, libera libido;
Psicologo nao ama, reconhece o outro como objeto de descarga pulsional;
Psicólogo não estuda, sublima;
Psicólogo não dá vexame, surta;
Psicólogo não esquece, abstrai;
Psicólogo não fofoca, transfere;
Psicólogo não tem idéia, tem inshigth;
Psicólogo não resolve problemas, fecha gestált;
Psicólogo não muda de interesse, altera figura-fundo;
Psicólogo não se engana, tem ato falho;
Psicólogo não fala, verbaliza;
Psicólogo não conversa, pontua;
Psicólogo não responde, devolve a pergunta;
Psicólogo não desabafa, tem catarse;
Psicólogo não é indiscreto, é espontâneo;
Psicólogo não dá palpite, oferece alternativa;
Psicólogo não fica triste, sofre angústia;
Psicólogo não acha, intui;
Psicólogo não faz frescura, regride;
Psicólogo não mente, resignifica;
Psicólogo não paquera, estabelece vínculo;
Psicólogo não pensa Nisso, Respira Nisso.
Psicólogo não é gente, é estado de espírito!!!!!!

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Efeitos de algumas Drogas

A questão das drogas não controladas ou ainda liberadas, gera um grande leque de discução, desde a liberação até a definitiva proibição, eu não vou aqui defender nem apoiar, mas trago neste post um video que demostra o efeito de algumas.

Bom entretenimento.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Faculdades de Psicologia.. Onde estudar.


Uma ótima noite a todos os Novos Psicólogos e os apaixonados em geral pela psicologia.

Como sabemos adentrar em uma faculdade é um ótimo investimento, mas infelizmente nem todos possuem o capital financeiro para fazê-lo, então me vejo na obrigação de informá-los a todos as universidades Federais e Publicas que oferece esse curso, a relação abaixo não esta completa, mas pelo menos espero que possa ajudá-los, segue abaixo:




UNIVERSIDADES FEDERAIS DO BRASIL

SÃO PAULO-SP

UFF Universidade de São Paulo – USP

www.usp.br

Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

www.ufscar.br

Universidade Federal de São Paulo – Unifesp

http://www.unifesp.br

SANTA CATARINA-SC

Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

http://www.ufsc.br

PARANÁ

Universidade Federal do Paraná - UFPR

http://www.ufpr.br

ACRE

Universidade Federal do Acre - UFAC

http://www.ufac.br

ALAGOAS

Universidade Federal de Alagoas - UFAL

http://www.ufal.br

AMAPÁ

Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

http://www.unifap.br

AMAZONAS

Universidade Federal do Amazonas UFAM

http://www.fua.br

AMAZÔNIA

Universidade Federal Rural da Amazonia - UFRA

http://www.ufra.edu.br

BAHIA

Universidade Federal da Bahia - UFBA

http://www.ufba.br

BRASÍLIA

Universidade de Brasília - UNB

http://www.unb.br

CAMPINA GRANDE

Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

http://www.ufcg.edu.br

CEARÁ

Universidade Federal do Ceará - UFC

http://www.ufc.br

ESPÍRITO SANTO

Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

http://www.ufes.br

GOIÁS

Universidade Federal de Goiás - UFG

http://www.ufg.br

ITAJUBÁ

Universidade Federal de Itajubá -UNIFEI

http://www.efei.br

JUIZ DE FORA

Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

http://www.ufjf.edu.br

LAVRAS

Universidade Federal de Lavras - UFLA

http://www.ufla.br

MARANHÃO

Universidade Federal do Maranhão - UFMA

http://www.ufma.br

MATO GROSSO

Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT

http://www.ufmt.br

MATO GROSSO DO SUL

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

http://www.ufms.br

MINAS GERAIS

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

http://www.ufmg.br

OURO PRETO

Fundação Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

http://www.ufop.br

PARÁ

Universidade Federal do Pará - UFPA

http://www.ufpa.br

PARAÍBA

Universidade Federal da Paraíba - UFPB

http://www.ufpb.br

PERNAMBUCO SÃO CARLOS

Universidade Federal Rural de Pernambuco -

http://www.ufrpe.br


domingo, 11 de abril de 2010

Estrutura Psíquica do ser humano, segundo Freud.


Em 1900 no livro A INTERPRETAÇÃO DOS SONHOS, Freud apresenta a primeira concepção sobre a estrutura e o funcionalismo da personalidade.

Essa teoria refere-se a existência de três sistemas ou instancias psíquicas:

Inconsciente- exprime o conjunto dos "conteúdos não presentes no campo atual da consciência". É o constituído por conteúdos reprimidos, que não tem acesso aos sistemas pré-consciente / consciente, pela ação de censuras internas. Estes conteúdos podem ser conscientes, em algum momento e ter sido reprimidos, isto é, "foram" para o inconsciente, ou podem ser genuinamente inconsciente. O inconsciente é um sistema do aparelho psíquico regido por leis próprias de funcionamentos. Por exemplo é atemporal, não existe as noções de passado e presente..

Pré-consciente- refere-se ao sistema onde permanecem aqueles conteúdos acessíveis á consciência. É aquilo que não esta na consciência, neste momento, e no momento seguinte pode estar.

Consciente- é o sistema do aparelho psíquico que recebe ao mesmo tempo as informações do mundo exterior e as do mundo interior. Na consciência, destaca-se o fenômeno da percepção, principal e a percepção do mundo exterior, a atenção, o raciocínio.

Entre 1920 e 1923, Freud remodela a teoria do aparelho psíquico e introduz os conceitos de id, ego, superego.

ID constitui o reservatório da energia psíquica, é onde se "localizam" as pulsões: a de vida e a de morte. As características atribuídas ao sistema inconsciente, na primeira teoria, são nesta atribuídas ao Id. É regido pelo principio do prazer.

EGO é o sistema que estabelece o equilíbrio entre as exigências do ID, as exigências da realidade e as "ordens" do Superego. Procura "dar conta" dos interesses da pessoa. É regido pelo principio da realidade, que com o principio do prazer, rege o funcionamento psíquico. É um regulador na medida que altera o principio do prazer para buscar a satisfação considerando as condições objetivas da realidade. Neste sentido a busca do prazer pode ser substituída pelo evitamento do desprazer. As funções básicas do EGO são: Percepção, Memória, Sentimentos, Pensamentos.

SUPEREGO origina-se com o Complexo de ÉDIPO. A partir da internalização das proibições, dos limites e da autoridade. A moral, os ideais são funções do superego. O conteudo do superego refere-se as exigências sócias e culturais.

Para compreender a constituição desta instancia, -o superego- é necessário introduzir a idéia do sentido da culpa. Neste estado, o individuo sente se culpado por alguma coisa errada que fez- o que parece obvio- ou que não fez e desejou ter feito, alguma coisa considerada má pelo ego mas não, necessariamente perigosa ou prejudicial: pode pelo contrario, ter sido muito desejada. Por que então é considerada má? Porque alguém importante para ele, como o pai, por exemplo, pode puni-lo por isso. E a principal punição é a perda do amor e do cuidado desta figura de autoridade.


Portanto, por medo dessa perda, deve-se evitar fazer ou desejar fazer a coisa má; mas o desejo continua e, por isso existe a culpa. Um abraço a todos e até a proxima.


Sonhos e Freud


Um ponto de partida que gostaria de contemplar segundo a psicologia profunda, é o fato que de que as pessoas terem sentimentos, lembranças e pensamentos que não chegam à consciência, mas ficam ocultos no inconsciente. Contudo, eles intervêm no comportamento e nas vivências conscientes, o que pode expressar-se, por exemplo, em fatos falhos ou também em distúrbios da personalidade.

Originalmente, "psicanálise" significa análise da alma" Varias teorias de psicologia profunda tiveram aqui sua origem, Freud partiu do principio de que o ser humano é confrontado constantemente com vivências que são recalcadas no inconsciente.

O ser humano tenta também inconscientemente impedir que esse conteúdo reprimido chegue à consciência, tenta proteger-se, pois teme inconscientemente os sentimentos desagradáveis que podem surgir no processo de conscientização. Há vários mecanismos de defesa que pode ser usados inconscientemente pelas pessoas.

Os símbolos oníricos contem, segundo Freud, o resíduo da antiga identidade da palavra.

Com a assim chamada livre associação de idéias, Freud interpreta os símbolos que aparecem no sonho. Nesse processo, que não é complicado apenas na interpretação de sonhos, o paciente tem a tarefa de dizer tudo que lhe ocorreu sobre determinada coisa, acontecimento, símbolo, pessoa ou sonho.

Não se deve negligenciar nada, nem silenciar por vergonha, Na livre associação de idéias, o terapeuta comporta-se de modo preponderante passivo e não avaliar as declarações do paciente.


Alguns símbolos Oníricos.

Ser Humano:- CASA

Pais:- imperador/rei e imperatriz/rainha

Irmãos, Crianças: animais pequenos, bichos

Morrer: viajar, andar de trem, etc.

Genitais masculinos: bengalas, guarda-chuvas, arvores, armas pontiagudas, espingardas, torneiras, chafariz, lustre pendentes, balões, repteis.

Genitais femininos: caverna, cova, vasinha, cova, caixa, bolsa, barco, armário, forno, quarto, maça, fruta, jóia, paisagem, jardim.


Por meio das interpretações, determinados aspectos do inconsciente devem ser tornar conscientes ao paciente. Somente com a conscientização podem dar-se alterações de comportamento.

Muitas vezes, o paciente reage com resistência, uma vez que a situação original foi vivenciada na ocasião como ameaçadora e desagradável.

Pode ocorrer também uma transferência, isto é, o paciente identifica o analista com a outra pessoa, dirigindo-lhe os sentimentos que estavam ligados a origem da neurose.

Aproveitando o gancho, alguém de vocês que lêem esse blog, tem algum sonho que se repete muitas vezes, postem e deixem eu tentar ajuda-los, claro que em sigilo, daí eu passo meu MSN..

Um abraço e até a próxima.

Principio behaviorista


Em uma sociedade como a nossa o behaviorismo tem

maior penetração no tecido social.

Para entender essa questão é necessário primeiro conhecer a teoria do Behaviorismo Segundo a teoria do Behaviorista ou comportamentalista, a personalidade individual, de uma pessoa surge por meio de sua historia de aprendizagem, isso significa que o comportamento é marcado por todas as experiências de PREMIAÇÃO e PUNIÇÃO, por meio de condicionamentos clássicos e operantes.

As diferença entre as pessoas não podem ser explicadas apenas pelo processo de aprendizagem. Os recém nascidos já mostram características pessoais distintas.


Portanto o behaviorismo dedica-se ao estudo das interações entre o individuo e o ambiente, entre as ações do individuo (suas respostas) e o ambiente (as estimulações). Os psicólogos desta abordagem chegam aos termos "RESPOSTA" e "ESTIMULO" para aquilo que o organismo faz e as variáveis ambientais que interagem com o sujeito.

No seu dia a dia, você conseguiria identificar a aplicação do behaviorismo

Bom vamos pensar.. Resposta e estimulo...

Postem abaixo seus exemplos ...

Analise do Comportamento 2

Continuando esse estudo, segue demais Sinais de que estão mentindo para você.

  1. A pessoa não apontará seu dedo para quem está tentando convencer;
  2. Observe para onde os olhos da pessoa se movem na hora da resposta de sua pergunta. Se olhar para cima e à direita, e for destra, tem grandes chances de estar mentindo.
  3. Observe o tempo de demora na resposta de sua pergunta. Uma demora na resposta indica que ela está criando a desculpa e em seguida verificando se esta é coerente ou não. A pessoa que mente não consegue responder automaticamente à sua pergunta.
  4. A pessoa que mente adquire uma expressão corporal mais relaxada quando você muda de assunto.
  5. Se a pessoa ficar tranqüila enquanto você a acusa, então é melhor desconfiar. Dificilmente as pessoas ficam tranqüilas enquanto são acusadas por algo que sabem que são inocentes. A tendência natural do ser humano é manter um certo desespero para provar que é inocente. Por outro lado, a pessoa que mente fica quieta, evitando a todo custo falar de mais detalhes sobre a acusação;
  6. Quem mente utilizará as palavras de quem o ouve para afirmar seu ponto de vista;
  7. A pessoa que mente continuará acrescentando informações até se certificar de que você se convenceu com o que ela disse;
  8. Ela pode ficar de costas para a parede, dando a impressão que mentalmente está pronta para se defender;
  9. Em relação à história contada, o mentiroso, geralmente, deixa de mencionar aspectos negativos;
  10. Um mentiroso pode estar pronto para responder as suas perguntas, mas ele mesmo não coloca nenhuma questão.
  11. A pessoa que mente pode utilizar as seguintes frases para ganhar tempo, a fim de pensar numa resposta (ou como forma de mudar de assunto): "Por que eu mentiria para você?", "Para dizer a verdade...", "Para ser franco...", "De onde você tirou essa idéia?", "Por que está me perguntando uma coisa dessas?", "Poderia repetir a pergunta?", "Eu acho que este não é um bom lugar para se discutir isso", "Podemos falar mais tarde a respeito disso?", "Como se atreve a me perguntar uma coisa dessas?";
  12. Ela evita responder, pedindo para você repetir a pergunta, ou então responde com outra pergunta;
  13. A pessoa utiliza de humor e sarcasmo para aliviar as preocupações do interlocutor;
  14. A pessoa que está mentindo pode corar, transpirar e respirar com dificuldade;
  15. O corpo da pessoa mentirosa pode ficar trêmulo: as mãos podem tremer. Se a pessoa estiver escondendo as mãos, isso pode ser uma tentativa de ocultar um tremor incontrolável.
  16. Observe a voz. Ela pode falhar e a pessoa pode parecer incoerente;
  17. Voz fora do tom: as cordas vocais, como qualquer outro músculo, tendem a ficar enrijecidos quando a pessoa está sob pressão. Isso produzirá um som mais alto.
  18. Engolir em seco: a pessoa pode começar a engolir em seco.
  19. Pigarrear: Se ela estiver mentindo têm grandes chances de pigarrear enquanto fala com você. Devido à ansiedade, o muco se forma na garganta, e uma pessoa que fala em público, se estiver nervosa, pode pigarrear para limpar a garganta antes de começar a falar.
  20. Já reparou que quando estamos convictos do que estamos dizendo, nossas mãos e braços gesticulam, enfatizando nosso ponto de vista e demonstrando forte convicção? A pessoa que mente não consegue fazer isso. Esteja atento.

    Ficamos por aqui...Um abraço

Analise do Comportamento 1

Alguns chamam de psicologia da mentira, mas não gosto dessa definição, pois ela possui como base a Neurolinguistica, como o estudo é longo, e meu propósito é facilitar sem complicar muito, vai abaixo alguns comportamentos que demonstram no mínimo suspeita.

"Quem tiver olhos para ver e ouvidos atentos pode convencer-se de que nenhum mortal é

capaz de manter segredo. Se os lábios estiverem silenciosos, a pessoa ficará batendo os dedos na mesa e trairá a si mesma, suando por cada um dos

seus poros!"

Sigmund Freud

O que você vai ler abaixo é baseado no resultado de anos

de estudos na área do comportamento humano; principalmente do trabalho do Dr. David J. Lieberman - um renomado Ph.D. em Psicologia e Hipnoterapeuta - em seu livro: "Never be lied again", não são meramente técnicas para se descobrir a verdade, mas sim técnicas poderosas e eficazes, os quais são utilizadas mundialmente por entrevistadores e interrogadores experientes.

Estudos demonstraram que numa apresentação diante de um grupo de pessoas, 55% do impacto são determinadas pela linguagem corporal - postura, gestos e contato visual -

38% pelo tom de voz e apenas 7% pelo conteúdo da apresentação (Mehrabian e Ferris, "Inference of attitudes from noverbal communication in two channels", in The Journal of Counselling Psychology, vol. 31, 1967, pp. 248-52). Podemos concluir que não é o que dizemos, mas como dizemos, que faz a diferença. Sabendo disso, podemos usar a observação para nos ajudar a descobrir a verdade.

  1. A pessoa fará pouco ou nenhum contato direto nos olhos;
  2. A expressão física será limitada, com poucos movimentos dos braços e das mãos. Quando tais movimentos ocorrem, eles parecem rígidos e mecânicos. As mãos, os braços e as pernas tendem a ficar encolhidos contra o corpo e a pessoa ocupa menos espaço;
  3. Uma ou ambas as mãos podem ser levadas ao rosto (a mão pode cobrir a boca, indicando que ela não acredita - ou está insegura - no que está dizendo). Também é improvável que a pessoa toque seu peito com um gesto de mão aberta;
  4. A fim de parecer mais tranqüila, a pessoa poderá se encolher um pouco;
  5. Não há sincronismo entre gestos e palavras;
  6. A cabeça se move de modo mecânico;
  7. Ocorre o movimento de distanciamento da pessoa para longe de seu acusador, possivelmente em direção à saída;
  8. A pessoa que mente reluta em se defrontar com seu acusador e pode virar sua cabeça ou posicionar seu corpo para o lado oposto;
  9. O corpo ficará encolhido. É improvável que permaneça ereto;
  10. Haverá pouco ou nenhum contato físico por parte da pessoa durante a tentativa de convencê-lo;

Em breve a segunda parte desse artigo.



Todo mundo sabe de tudo, sempre...Bem vindo ao senso comun

Boa tarde a Todos.

Você possivelmente deve conhecer alguém que tem todas as respostas... um amigo, tio, avô, cunhado mala... e se alguém o contradizer, parece até um sacrilégio, esse temperamento se dá em menor ou maior intensidade, devido ao senso comum.

No senso comum somos conduzidos pelas idéias pré-fabricadas, ganhando de presente as respostas do "achismos" que não foram provadas por nenhum outro meio a não ser o "só sei que é assim".

O mesmo fato, mas agora focando para a psicologia, usamos o termo psicologia no nosso cotidiano, com vários sentidos, por exemplo, quando falamos do poder de persuasão de um vendedor, falamos que ele agiu com "psicologia" para convencer o cliente, ou ao poder de sedução de uma jovem, é habitual falar que ela agiu de psicologia para o conquistar, e aquele amigo que você vai e desabafa, também se fala que usa de psicologia para aconselhar.

Mas será essa Psicologia dos psicólogos? Acredito que não, essa psicologia é conhecida de psicologia do senso comum.. mas nem por isso deixa de ser psicologia. Oque quero dizer que as pessoas tem uma idéia de que seja psicologia, mas uma visão muito limitada, é comum ouvir jargões da área como: RAPAZ NEURÓTICO, Namorado Possesivo, Garota Psicopata, dentre outros, mas essa visão do senso comum, não quer dizer que eles realmente o sejam.

Por isso estamos aqui, acadêmicos de Psicologia, para apresentar ao mundo a Psicologia Cientifica, e não a Psicologia do Achismo.


Um abraço a todos e até a próxima.

sábado, 10 de abril de 2010

Cuidado com bases não Confiaveis na Internet

Boa noite a Todos.

Um assunto simples mas pertinente.

Peço a vocês muita atenção ao coletar informações serias na internet em sites não confiaveis, por exemplo, em seus trabalhos não usem como referencia o site WIKIPÉDIA, esta certo que vc vai encontrar muita coisa lá, contudo, o carater da wiki é que qualquer um pode postar qualquer coisa, sobre qualquer assunto, ai eu pergunto... como saber se são pesquisadores serios, da area, ou uma pessoa leiga querendo apenas aparecer...

Pessoal cuidado para não pagar mico... 





Os Grandes Nomes da Psicologia

Boa noite a Todos

No post   anterior denominado " Tábua Cronológica" fiz nela varias referencias de épocas e pessoas.

Contudo re-analisando senti falta das imagens desses grande e celebres nomes, pelo menos eu gosto de imaginar como eles foram, e para saciar não só a minha curiosidade mas a te outros que também a tenham,

segue abaixo.

     Platão                         Aristotéles            Galeno                

               

  Agostinho               Tomas de Aquino    Philipp Schwarzerdt

                       

    René Descartes     Christian Wolff     Wilhelm Wundt       

                          

Hermann Ebbinghaus    Sigmund Freud  

               

   William Stern     John B. Watson

           

___________________________________________________________________

Claro que essa coletania de Imagens foi uma busca feita na internet, de sites variados.

Mantendo o teor academico desse blog. creio que não há problema em posta-los.

Um grande abraço a todos.

Tábua Cronológica

Boa noite a Todos.

Sempre com informações interessantes e pertinentes a nos Estudantes de Psicologia, segue mais um material que espero ajudá-los nos estudos.

390 a.C Platão desenvolve um modelo gradativo e Hierarquizado da alma.

350 a.C Aristóteles escreve a obra SOBRE A ALMA.

160 a.C Galeno Desenvolve uma teoria sobre a conexão entre personalidade e fluidos corporais.

400 Agostinho descreve seu desenvolvimento pessoal á mão do método de observação autobiográfica.

1250 Tomás de Aquino investiga o problema corpo-alma

1530 Philipp Schwarzerdt emprega pela primeira vez o termo PSICOLOGIA

1630 René Descartes concebe a alma como substância pensante.

1720 Christian Wolff publica seu manual.

1783 É publicada a revista especializada em Psicologia, Gnothi Sauton

1879 Wilhelm Wundt funda o 1º laboratório psicológico em Liibzig.

1885 Hermam Ebbinghuas desenvolve um método para a investigação da memória.

1895 Sigmund Freud publica seu primeiro estudo de caso.

1900 Freud expõe os fundamentos da psicanálise

1904 É fundada a Sociedade para Psicologia Experimental.

1911 Willian Stern desenvolve o conceito de quociente de inteligência ( QI )

1913 Jhon B. Watson desenvolve os princípios do Behaviorismo.


 

Pessoal esses são os fatos mais importantes e relevantes... um abraço e até a próxima.


 


 


 

Lei que regulamenta a Profissão de Psicologo

Boa noite novos Psicólogos, com o intuito de informar segue abaixo a lei que nos cobre, dentro da legislação Brasileira


 

I - LEI nº 4.119

de 27-08-1962

Dispõe sobre os cursos de formação em Psicologia e regulamenta a

profissão de Psicólogo

CAPÍTULO I

Dos Cursos

Art. 1º- A formação em Psicologia far-se-á nas Faculdades de Filosofia, em cursos de

bacharelado, licenciado e Psicólogo.

Art. 2º- (Vetado) .

Art. 3º- (Vetado).

Parágrafo único - (Vetado).

Art. 4º- (Vetado).

§ 1º- (Vetado).

§ 2º- (Vetado).

§ 3º- (Vetado).

§ 4º- (Vetado).

§ 5º- (Vetado).

§ 6º- (Vetado).


 

CAPÍTULO II

Da vida escolar


 

Art. 5º- Do candidato à matrícula no curso de bacharelado exigir-se-á idade mínima de 18

anos, apresentação do certificado de conclusão do ciclo secundário, ou curso correspondente,

na forma da lei de exames vestibulares.


 

Parágrafo único - Ao aluno que concluir o curso de bacharelado será conferido o diploma de

Bacharel em Psicologia.


 

Art. 6º- Do candidato à matrícula nos cursos de licenciado e Psicólogo se exigirá a

apresentação do diploma de Bacharel em Psicologia.

§ 1º- Ao aluno que concluir o curso de licenciado se conferirá o diploma de Licenciado em

Psicologia.

§ 2º - Ao aluno que concluir o curso de Psicólogo será conferido o diploma de Psicólogo.


 

Art. 7º- Do regimento de cada escola poderão constar outras condições para matrícula nos

diversos cursos de que trata esta lei.


 

Art. 8º- Por proposta e a critério do Conselho Técnico Administrativo (C.T.A.) e com

aprovação do Conselho Universitário da Universidade, poderão os alunos, nos vários cursos

de que trata esta lei, ser dispensados das disciplinas em que tiverem sido aprovados em cursos

superiores, anteriormente realizados, cursos esses oficiais ou devidamente reconhecidos.

§ 1º - No caso de Faculdades isoladas, a dispensa referida neste artigo depende de aprovação

do órgão competente do Ministério da Educação e Cultura.

§ 2º - A dispensa poderá ser de, no máximo, seis disciplinas do curso de bacharelado, duas do

curso de licenciado e cinco do curso de Psicólogo.

§ 3º - Concedida a dispensa do número máximo de disciplinas previstas no parágrafo anterior,

o aluno poderá realizar o curso de bacharelado em dois anos e, em igual tempo, o curso de

Psicólogo.


 

Art. 9º- Reger-se-ão os demais casos da vida escolar pelos preceitos da legislação do ensino

superior.


 

CAPÍTULO III

Dos direitos conferidos aos diplomados


 

Art.10 - Para o exercício profissional é obrigatório o registro dos diplomas no órgão

competente do Ministério da Educação e Cultura.


 

Art.11 - Ao portador do diploma de Bacharel em Psicologia, é conferido o direito de ensinar

Psicologia em cursos de grau médio, nos termos da legislação em vigor.


 

Art.12 - Ao portador do diploma de Licenciado em Psicologia é conferido o direito de

lecionar Psicologia, atendidas as exigências legais devidas.


 

Art.13 - Ao portador do diploma de psicólogo é conferido o direito de ensinar Psicologia nos

vários cursos de que trata esta lei, observadas as exigências legais específicas, e a exercer a

profissão de Psicólogo.


 

§ 1º- Constitui função privativa do Psicólogo a utilização de métodos e técnicas psicológicas

com os seguintes objetivos:


 

a) diagnóstico psicológico;

b) orientação e seleção profissional;

c) orientação psicopedagógica;

d) solução de problemas de ajustamento.

§ 2º- É da competência do Psicólogo a colaboração em assuntos psicológicos ligados a outras

ciências.


 

Art.14 - (Vetado).


 

CAPÍTULO IV

Das condições para funcionamento dos cursos


 

Art.15 - Os cursos de que trata a presente lei serão autorizados a funcionar em Faculdades de

Filosofia, Ciências e Letras, mediante decreto do Governo Federal, atendidas as exigências

legais do ensino superior.

Parágrafo único - As escolas provarão a possibilidade de manter corpo docente habilitado

nas disciplinas dos vários cursos.


 

Art.16 - As Faculdades que mantiverem cursos de Psicólogo deverão organizar serviços

clínicos e de aplicação à educação e ao trabalho orientados e dirigidos pelo Conselho dos

Professores do curso, abertos ao público, gratuitos ou remunerados.

Parágrafo único - Os estágios e observações práticas dos alunos poderão ser realizados em

outras Instituições da localidade, a critério dos Professores do curso.


 

CAPÍTULO V

Da revalidação de diplomas


 

Art.17 - É assegurada, nos termos da legislação em vigor, a revalidação de diplomas

expedidos por Faculdades estrangeiras que mantenham cursos equivalentes aos previstos na

presente lei.

Parágrafo único - Poderão ser complementados cursos não equivalentes, atendendo-se aos

termos do art. 8º e de acordo com instruções baixadas pelo Ministério da Educação e Cultura.


 

CAPÍTULO VI

Disposições Gerais e Transitórias


 

Art.18 - Os atuais cursos de Psicologia, legalmente autorizados, deverão adaptar-se às

exigências estabelecidas nesta lei, dentro de um ano após sua publicação.


 

Art.19 - Os atuais portadores de diploma ou certificado de especialista em Psicologia

Educacional, Psicologia Clínica ou Psicologia Aplicada ao Trabalho expedidos por

estabelecimento de ensino superior oficial ou reconhecido, após estudos em cursos regulares

de formação de Psicólogos, com duração mínima de quatro anos ou estudos regulares em

cursos de pós-graduação com duração mínima de dois anos, terão direito ao registro daqueles

títulos, como Psicólogos, e ao exercício profissional.

§ 1º- O registro deverá ser requerido dentro de 180 dias, a contar da publicação desta lei.

§ 2º- Aos alunos matriculados em cursos de especialização a que se refere este artigo,

anteriormente à publicação desta lei, serão conferidos após a conclusão dos cursos, idênticos

direitos desde que requeiram o registro profissional no prazo de 180 dias.


 

Art.20 - Fica assegurado aos funcionários públicos efetivos o exercício dos cargos e funções,

sob as denominações de Psicólogo, Psicologista ou Psicotécnico, em que já tenham sido

providos na data de entrada em vigor desta lei.


 

Art.21 - As pessoas que, na data da publicação desta lei, já venham exercendo ou tenham

exercido, por mais de cinco anos, atividades profissionais de Psicologia Aplicada, deverão

requerer no prazo de 180 dias, após a publicação desta lei, registro profissional de Psicólogo.


 

Art.22 - Para os efeitos do artigo anterior, ao requerimento em que solicita registro, na

repartição competente do Ministério da Educação e Cultura, deverá o interessado juntar seus

títulos de formação, comprovantes de exercício profissional e trabalhos publicados.


 

Art.23 - A fim de opinar sobre os pedidos de registro, o Ministério da Educação e Cultura

designará uma comissão de cinco membros, constituída de dois professores universitários de

Psicologia Educacional e três especialistas em Psicologia Aplicada. (vetado).


 

Parágrafo único - Em cada caso, à vista dos títulos de formação, obtidos no País ou no

estrangeiro, comprovação do exercício profissional e mais documentos, emitirá a comissão

parecer justificado, o qual poderá concluir pela concessão pura e simples do registro, pela sua

denegação, ou pelo registro condicionado à aprovação do interessado em provas teóricopráticas.


 

Art.24 - O Ministério da Educação e Cultura expedirá, no prazo de 60 (sessenta) dias, a

contar da publicação desta lei, as instruções para sua execução.


 

Art.25 - Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em

contrário.


 


 

Brasília, 27 de agosto de 1962;


 

141º da Independência e 74º da República.


 

João Goulart

F. Brochado da Rocha

Roberto Lyra

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Psicopatia, alguns casos que foram manchetes nos jornais.

Boa noite a todos os Novos Psicologos de meu Brasil, hoje trago a discução um tema já conhecido por muitos que nem por isso merece cair em esquecimento.

" Eles vivem entre nós, parecem fisicamente conosco, mas são desprovidos deste sentido tão especial: a consciêcia." do livro Mentes Perigosas de Ana Beatriz Barbosa Silva.

Quem ainda não leu o livro, leia, quem o leu divulgue pois o material merece ser divulgado, na semana passada eu terminei de lêr, e não me envergonho de dizer que o livro me abalou.

O psicopata não se torna psicopata, ele nasce psicopata, esta na
natureza dele, a obra nos mostra perfis de psicopatia, e maneira de se reconhecer-los.

Anos atraz eu trabalhei nas Lojas Americanas, na cidade de Sorocaba-SP, haveria um treinamento que meu gerente não poderia estar presente o Sr. Tulio Vasconcelos Zambonelli, e como ele me conhecia bem, me convidou a ir nos eu lugar, achei fantastico, representar meu gerente, e nesse treinamento o palestrante disse uma frase que me acompanha até hoje, na ocasião eu relutei em aceitar, neguei para mim mesmo, mas com a idade vem a maturidade, e apos vivenciar algumas situações na vida, infelizmente tive que aceitar tal verdade.

Algumas pessoas não se tornam maus, eles nascem maus!!!

Nos dias de hoje, aparentemente até mais que antigamente, é só ligar a televisão e você vê: Filho que mata pai, Filha que mata familia e vai para o motel mais caro da cidade, até parece uma das tramas de " A vida como ela é" de Nelson Rodrigues, mas infelizmente não é FICÇÃO.

Gostaria agora ajudar na memoria dessa classe formadora de opinião, e relembrar algumas pessoas que foram manchete nos jornais.

CASO : Silvia Calabrese Lima
Em 2008 a policia a partir de uma denuncia anonima chega ao apartamento de uma empresaria do ramo de Construção Civil, que foi presa em flagrante por maltratar uma menina que morava com ela a pouco tempo, a menina tinha 12 anos.

amordaçada com gazes e esparadrapos embebidos com
pimenta, varios dedos quebrados, unhas
arrancadas, marcas de Ferro pelo corpo, dentes quebrados a martelada.

A empregada tambem foi presa como cum
price, que disse que a maltratava a mando da patroa, e marcava em um caderninho dia e hora das agressoes.

A Propria delegada do caso, declarou a revista Veja:
ela é sadica, sente prazer em torturar, e nunca demostrou sequer arrependimento.

Palavras do psiquiatra forense Guido Palompa: " São pessoas de natureza deformadas"


CASO: Champinha

Qual a diferença entre idade biologia e criminal, qual deveria ser na sua opinião, em Novembro de 2003 o Brasil parou para companhar o desfeche do caso do sequestro e assasinato do casal de namorados Felipe Caffé (19 anos) e Liana Friedenbach de 16.
Felipe recebeu um tiro na Nuca e foi encontrado num corrego, e a Estudante Liana durante quatro dias, foi violentada sexualmente por repetidas vezes e morta a facadas na cabeça, nas costas e no torax. Champinha foi considerado o mentor,criminoso extremamente perigoso e com altissima possibilidade de reincidir o crime.

Na ocasião com 16 anos...

Só como comparação as diversas idades minimas para responsabilidade criminal em diferentes Paises:
  • Australia e Suiça- 7 anos
  • Equador- 12 anos
  • Dinamarca, Finlandia e Noruega- 15 anos
  • Argentina, Chile e Cuba- 16 anos
  • Polonia- 17 anos
  • Colombia, Luxemburgo e Brasil- 18 anos
  • EUA- alguns estados a partir de 6 anos, cabe ao juiz decidir se devera julga-lo com adulto ou não.
  • Inglaterra- não tem idade minima desde 1967, uma criança de 10 anos ou menos pode ser julgada como adulto, dependendo da gravidade.


Nem vou citar muitos mais exemplos pois acredito que já trouxe a memoria de todos...

Caso: Suzane Von Richthofen

Quem não se lembra desse caso, ela o namorado e irmão dele matou os pais, e na mesma noite foi comemorar no Motel mais caro da cidade.
e quando com seus advogados de defesa, tentou ludibriar a massa com uma entrevista no Fantastico, com uma imagem quase debil, de menina inocente, por "sorte" estava com o microfone aberto de deu para se ouvir os advogados a instruindo a chorar...


Como psiclogos do Amanha, com vêêm essa realidade,postem a sua opinião, sobre os casos acima.

Um grande abraço e até a proxima postagem.




sexta-feira, 2 de abril de 2010

Ensaio sobre o PRECONCEITO

Um assunto que acredito ser tambem muito pertinente ao estudo de Psicologia, é a questão do Preconceito( entenda qaui no meu contexto Racismo e Xenofobia).



Muzafer Sherif (1910-1988) foi um dos primeiros filosofos que se ocuparam com o surgimento de preconceitos.

Os Preconceitos são constituidos por muitos elementos:

Cognitivo- Relacionando com a auto-imagem.

Emocional- se externa por meio da rejeição Hostil e Ódio.

Acional Ativo- os membros dos grupos rivais são menosprezados, ofendidos e discriminados.

Algumas pequisas mostram que caracteristicas narcisistas estão em primeiro plano, uma pessoa com baixa Auto-estima, tenta recupera-lo no grupo por meio da violencia.


Fantasias de grandeza e poder são vividas aqui por meio do " endeusamento" da propria raça, dessa forma os membros desse grupo tentam se SUPERESTIMAR, e os demais grupos passam a SUBESTIMA-LOS.

Essa tendencia resulta na propensão de simplificar processos de pensamentos e de decisão, dessa forma baseiam-se no esteriótipo para avaliar as pesssoas e classifica-las em categorias.
Se uma pessoa é classificada como "Inimigo" então as agressões contra elas serão consideradas justas, uma vez que atribuido a elas uma gama de defeitos.


Com relação ao surgimento desses preconceitos há diferentes explicações alem das vistas acima.

Uma delas é a teoria da Identidade Social de Henri Tajfel.( Figura ao lado)
Segundo ele toda pessoa almeja elevar o prorio valor, por um lado, determinado pelo sucesso pessoal, e por outros pela identidade social do grupo onde esta inserido, mas se algo tentar ameçar essa supervalorização que se dá a seu grupo, certamente sera fortemente retalhada. e discriminada.



Para descontruir esse preconceito seria necessario por em contatos os membros dos diferentes grupos.

Um exemplo bem interessante sobre a forma de como se descontruilo na forma agora apresenata é o Filme " DUELO DE TITÃS" vale como dica.

Apos assistir o filme, ou ainda quem o já assistiu fique a vontade para comentar, tanto do filme quanto dessa postagem.
Um abraço Novos Psicologos.