quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Culpa - Kalu Singh

Só os seres huamnos sentem culpa, tema que tem sido muito explorado pela imaginação, das tragédias gregas a condenação de assassinos e estupradores no noticiário. A culpa no mundo real das afrontas morais pdoe paracer necessaria para a coesão da sociedade, mas muita gente sente uma culpa que os valores conscientes não justificam.

De onde vêm esses sentimentos?. Os psicanlistas entendem que a culpa neurótica se origina na infância e nos sentimentos inconscientes ambivalentes da criança pela representação interna da figura dos pais. Segundo uma corrente de pensamento, a culpa aparece quando os sentimentos sexuais, agressivos e desfrutivos inconscientes da criança conflitam com o medo dela de destruir essa fonte de amor e segurança. Este volume explica as idéias analíticas pertinentes ao tema e lança luz sobre os estados de espírito dos adultos gerados por uma culpa neurótica e por seus efeitos na sociedade e na cultura..

Singh, Kalu. Culpa. Rio de Janeiro;: Relume Dumará; Ediouro; São Paulo:Duetto, 2005. 80 p. (Conceitos da psicanálise; v.21).

Nenhum comentário:

Postar um comentário