domingo, 11 de abril de 2010

Estrutura Psíquica do ser humano, segundo Freud.


Em 1900 no livro A INTERPRETAÇÃO DOS SONHOS, Freud apresenta a primeira concepção sobre a estrutura e o funcionalismo da personalidade.

Essa teoria refere-se a existência de três sistemas ou instancias psíquicas:

Inconsciente- exprime o conjunto dos "conteúdos não presentes no campo atual da consciência". É o constituído por conteúdos reprimidos, que não tem acesso aos sistemas pré-consciente / consciente, pela ação de censuras internas. Estes conteúdos podem ser conscientes, em algum momento e ter sido reprimidos, isto é, "foram" para o inconsciente, ou podem ser genuinamente inconsciente. O inconsciente é um sistema do aparelho psíquico regido por leis próprias de funcionamentos. Por exemplo é atemporal, não existe as noções de passado e presente..

Pré-consciente- refere-se ao sistema onde permanecem aqueles conteúdos acessíveis á consciência. É aquilo que não esta na consciência, neste momento, e no momento seguinte pode estar.

Consciente- é o sistema do aparelho psíquico que recebe ao mesmo tempo as informações do mundo exterior e as do mundo interior. Na consciência, destaca-se o fenômeno da percepção, principal e a percepção do mundo exterior, a atenção, o raciocínio.

Entre 1920 e 1923, Freud remodela a teoria do aparelho psíquico e introduz os conceitos de id, ego, superego.

ID constitui o reservatório da energia psíquica, é onde se "localizam" as pulsões: a de vida e a de morte. As características atribuídas ao sistema inconsciente, na primeira teoria, são nesta atribuídas ao Id. É regido pelo principio do prazer.

EGO é o sistema que estabelece o equilíbrio entre as exigências do ID, as exigências da realidade e as "ordens" do Superego. Procura "dar conta" dos interesses da pessoa. É regido pelo principio da realidade, que com o principio do prazer, rege o funcionamento psíquico. É um regulador na medida que altera o principio do prazer para buscar a satisfação considerando as condições objetivas da realidade. Neste sentido a busca do prazer pode ser substituída pelo evitamento do desprazer. As funções básicas do EGO são: Percepção, Memória, Sentimentos, Pensamentos.

SUPEREGO origina-se com o Complexo de ÉDIPO. A partir da internalização das proibições, dos limites e da autoridade. A moral, os ideais são funções do superego. O conteudo do superego refere-se as exigências sócias e culturais.

Para compreender a constituição desta instancia, -o superego- é necessário introduzir a idéia do sentido da culpa. Neste estado, o individuo sente se culpado por alguma coisa errada que fez- o que parece obvio- ou que não fez e desejou ter feito, alguma coisa considerada má pelo ego mas não, necessariamente perigosa ou prejudicial: pode pelo contrario, ter sido muito desejada. Por que então é considerada má? Porque alguém importante para ele, como o pai, por exemplo, pode puni-lo por isso. E a principal punição é a perda do amor e do cuidado desta figura de autoridade.


Portanto, por medo dessa perda, deve-se evitar fazer ou desejar fazer a coisa má; mas o desejo continua e, por isso existe a culpa. Um abraço a todos e até a proxima.


Um comentário:

  1. Parabéns pelo site.Sugiro que voçê coloque apartir dessa explicação da estrutura alguns mecanismos que percebemos em nossa realidade,em nossa vida,dia a dia e que são resultado ou se ligam a essa estrutura.Abraço....Marcos.

    ResponderExcluir