domingo, 11 de abril de 2010

Sonhos e Freud


Um ponto de partida que gostaria de contemplar segundo a psicologia profunda, é o fato que de que as pessoas terem sentimentos, lembranças e pensamentos que não chegam à consciência, mas ficam ocultos no inconsciente. Contudo, eles intervêm no comportamento e nas vivências conscientes, o que pode expressar-se, por exemplo, em fatos falhos ou também em distúrbios da personalidade.

Originalmente, "psicanálise" significa análise da alma" Varias teorias de psicologia profunda tiveram aqui sua origem, Freud partiu do principio de que o ser humano é confrontado constantemente com vivências que são recalcadas no inconsciente.

O ser humano tenta também inconscientemente impedir que esse conteúdo reprimido chegue à consciência, tenta proteger-se, pois teme inconscientemente os sentimentos desagradáveis que podem surgir no processo de conscientização. Há vários mecanismos de defesa que pode ser usados inconscientemente pelas pessoas.

Os símbolos oníricos contem, segundo Freud, o resíduo da antiga identidade da palavra.

Com a assim chamada livre associação de idéias, Freud interpreta os símbolos que aparecem no sonho. Nesse processo, que não é complicado apenas na interpretação de sonhos, o paciente tem a tarefa de dizer tudo que lhe ocorreu sobre determinada coisa, acontecimento, símbolo, pessoa ou sonho.

Não se deve negligenciar nada, nem silenciar por vergonha, Na livre associação de idéias, o terapeuta comporta-se de modo preponderante passivo e não avaliar as declarações do paciente.


Alguns símbolos Oníricos.

Ser Humano:- CASA

Pais:- imperador/rei e imperatriz/rainha

Irmãos, Crianças: animais pequenos, bichos

Morrer: viajar, andar de trem, etc.

Genitais masculinos: bengalas, guarda-chuvas, arvores, armas pontiagudas, espingardas, torneiras, chafariz, lustre pendentes, balões, repteis.

Genitais femininos: caverna, cova, vasinha, cova, caixa, bolsa, barco, armário, forno, quarto, maça, fruta, jóia, paisagem, jardim.


Por meio das interpretações, determinados aspectos do inconsciente devem ser tornar conscientes ao paciente. Somente com a conscientização podem dar-se alterações de comportamento.

Muitas vezes, o paciente reage com resistência, uma vez que a situação original foi vivenciada na ocasião como ameaçadora e desagradável.

Pode ocorrer também uma transferência, isto é, o paciente identifica o analista com a outra pessoa, dirigindo-lhe os sentimentos que estavam ligados a origem da neurose.

Aproveitando o gancho, alguém de vocês que lêem esse blog, tem algum sonho que se repete muitas vezes, postem e deixem eu tentar ajuda-los, claro que em sigilo, daí eu passo meu MSN..

Um abraço e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário