domingo, 11 de abril de 2010

Todo mundo sabe de tudo, sempre...Bem vindo ao senso comun

Boa tarde a Todos.

Você possivelmente deve conhecer alguém que tem todas as respostas... um amigo, tio, avô, cunhado mala... e se alguém o contradizer, parece até um sacrilégio, esse temperamento se dá em menor ou maior intensidade, devido ao senso comum.

No senso comum somos conduzidos pelas idéias pré-fabricadas, ganhando de presente as respostas do "achismos" que não foram provadas por nenhum outro meio a não ser o "só sei que é assim".

O mesmo fato, mas agora focando para a psicologia, usamos o termo psicologia no nosso cotidiano, com vários sentidos, por exemplo, quando falamos do poder de persuasão de um vendedor, falamos que ele agiu com "psicologia" para convencer o cliente, ou ao poder de sedução de uma jovem, é habitual falar que ela agiu de psicologia para o conquistar, e aquele amigo que você vai e desabafa, também se fala que usa de psicologia para aconselhar.

Mas será essa Psicologia dos psicólogos? Acredito que não, essa psicologia é conhecida de psicologia do senso comum.. mas nem por isso deixa de ser psicologia. Oque quero dizer que as pessoas tem uma idéia de que seja psicologia, mas uma visão muito limitada, é comum ouvir jargões da área como: RAPAZ NEURÓTICO, Namorado Possesivo, Garota Psicopata, dentre outros, mas essa visão do senso comum, não quer dizer que eles realmente o sejam.

Por isso estamos aqui, acadêmicos de Psicologia, para apresentar ao mundo a Psicologia Cientifica, e não a Psicologia do Achismo.


Um abraço a todos e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário