segunda-feira, 5 de abril de 2010

Psicopatia, alguns casos que foram manchetes nos jornais.

Boa noite a todos os Novos Psicologos de meu Brasil, hoje trago a discução um tema já conhecido por muitos que nem por isso merece cair em esquecimento.

" Eles vivem entre nós, parecem fisicamente conosco, mas são desprovidos deste sentido tão especial: a consciêcia." do livro Mentes Perigosas de Ana Beatriz Barbosa Silva.

Quem ainda não leu o livro, leia, quem o leu divulgue pois o material merece ser divulgado, na semana passada eu terminei de lêr, e não me envergonho de dizer que o livro me abalou.

O psicopata não se torna psicopata, ele nasce psicopata, esta na
natureza dele, a obra nos mostra perfis de psicopatia, e maneira de se reconhecer-los.

Anos atraz eu trabalhei nas Lojas Americanas, na cidade de Sorocaba-SP, haveria um treinamento que meu gerente não poderia estar presente o Sr. Tulio Vasconcelos Zambonelli, e como ele me conhecia bem, me convidou a ir nos eu lugar, achei fantastico, representar meu gerente, e nesse treinamento o palestrante disse uma frase que me acompanha até hoje, na ocasião eu relutei em aceitar, neguei para mim mesmo, mas com a idade vem a maturidade, e apos vivenciar algumas situações na vida, infelizmente tive que aceitar tal verdade.

Algumas pessoas não se tornam maus, eles nascem maus!!!

Nos dias de hoje, aparentemente até mais que antigamente, é só ligar a televisão e você vê: Filho que mata pai, Filha que mata familia e vai para o motel mais caro da cidade, até parece uma das tramas de " A vida como ela é" de Nelson Rodrigues, mas infelizmente não é FICÇÃO.

Gostaria agora ajudar na memoria dessa classe formadora de opinião, e relembrar algumas pessoas que foram manchete nos jornais.

CASO : Silvia Calabrese Lima
Em 2008 a policia a partir de uma denuncia anonima chega ao apartamento de uma empresaria do ramo de Construção Civil, que foi presa em flagrante por maltratar uma menina que morava com ela a pouco tempo, a menina tinha 12 anos.

amordaçada com gazes e esparadrapos embebidos com
pimenta, varios dedos quebrados, unhas
arrancadas, marcas de Ferro pelo corpo, dentes quebrados a martelada.

A empregada tambem foi presa como cum
price, que disse que a maltratava a mando da patroa, e marcava em um caderninho dia e hora das agressoes.

A Propria delegada do caso, declarou a revista Veja:
ela é sadica, sente prazer em torturar, e nunca demostrou sequer arrependimento.

Palavras do psiquiatra forense Guido Palompa: " São pessoas de natureza deformadas"


CASO: Champinha

Qual a diferença entre idade biologia e criminal, qual deveria ser na sua opinião, em Novembro de 2003 o Brasil parou para companhar o desfeche do caso do sequestro e assasinato do casal de namorados Felipe Caffé (19 anos) e Liana Friedenbach de 16.
Felipe recebeu um tiro na Nuca e foi encontrado num corrego, e a Estudante Liana durante quatro dias, foi violentada sexualmente por repetidas vezes e morta a facadas na cabeça, nas costas e no torax. Champinha foi considerado o mentor,criminoso extremamente perigoso e com altissima possibilidade de reincidir o crime.

Na ocasião com 16 anos...

Só como comparação as diversas idades minimas para responsabilidade criminal em diferentes Paises:
  • Australia e Suiça- 7 anos
  • Equador- 12 anos
  • Dinamarca, Finlandia e Noruega- 15 anos
  • Argentina, Chile e Cuba- 16 anos
  • Polonia- 17 anos
  • Colombia, Luxemburgo e Brasil- 18 anos
  • EUA- alguns estados a partir de 6 anos, cabe ao juiz decidir se devera julga-lo com adulto ou não.
  • Inglaterra- não tem idade minima desde 1967, uma criança de 10 anos ou menos pode ser julgada como adulto, dependendo da gravidade.


Nem vou citar muitos mais exemplos pois acredito que já trouxe a memoria de todos...

Caso: Suzane Von Richthofen

Quem não se lembra desse caso, ela o namorado e irmão dele matou os pais, e na mesma noite foi comemorar no Motel mais caro da cidade.
e quando com seus advogados de defesa, tentou ludibriar a massa com uma entrevista no Fantastico, com uma imagem quase debil, de menina inocente, por "sorte" estava com o microfone aberto de deu para se ouvir os advogados a instruindo a chorar...


Como psiclogos do Amanha, com vêêm essa realidade,postem a sua opinião, sobre os casos acima.

Um grande abraço e até a proxima postagem.




2 comentários:

  1. eu acredito que o caso da Suzane Von Richthofen não seria psicopatia, e sim interesse pelo dinheiro de sua propria familia, este foi o motivo. E no meu conceito um verdadeiro psicopata comente crimes por mero prazer em torturar as pessoas, sem receber nem um bem material em troca!

    ResponderExcluir
  2. querida sinto muito mais a tempos leio sob psicopatas n sou uma medica claro mais tenho a certeza que essa menina é uma psicopata super inteligente pois em outra oportunidade li em uma entrevista que muitas mulheres no presidio a adoravam bem isso n quer dizer muita coisa mais uma das marcas do psicopata é ser envolvent ha e outra psico... n quer dizer que ele vai matar e torturar existe inúmeros casos que eles entram em sua vida para destruir com mentiras falsidades e conseguem n fique achando que se um dia encontra um nada vai acontecer com vc acabam com sua vida so com suas mentiras ja tive o prazer de encontra duas.

    ResponderExcluir